Localizada no bairro Limpo Grande, Catanduvas de Fora em Carambeí-PR, a comunidade terapêutica Rainha da Paz atende jovens e adultos em situação de dependência química. Por inspiração de Padre Theodorus Kööp, Ocrair Rodrigues e Denise das Graças Dias Rodrigues e motivada pela campanha da fraternidade “Vida sim, drogas não” de 2001, a comunidade foi aprovada em assembleia geral paroquial.

O seu início aconteceu em uma modesta chácara alugada no mês de abril daquele ano na estrada velha para Castro. Porém a Rainha da Paz só foi inaugurada no dia 26 de julho, e já contou com o acolhimento de nove pessoas.
Movido pela fé e pelo bem estar dessas pessoas, o Padre Theodorus celebrou a primeira missa.
No ano seguinte, em 2002, o Padre Theodorus em visita à comunidade Rainha da Paz e ao casal que ajudou a fundar a instituição disse-lhes:” Maria está vindo me buscar e vim buscar o sim de vocês para vocês continuarem a obra”, expressou sua fé para o casal. O Padre Theodorus sabia que logo estaria próximo de Deus e veio a falecer em 28 de agosto de 2002, deixando a pequena obra aos cuidados do casal cofundador que aceitou o pedido do padre.
Não foram poucos os desafios encontrados na Rainha da Paz. Afinal, era algo novo na paróquia e o casal estava aprendendo a trabalhar com as pessoas em uso abusivo de álcool ou outras drogas. Além de estar aprendendo a amar como pede Jesus Cristo na sua Palavra. Muitas vezes o casal foi pressionado para que deixassem o trabalho, mas guiados pela fé em Deus e na Igreja, permaneceram firmes no acolhimento de quem os procuravam.
No ano de 2007 a instituição de apoio mudou-se novamente para a mais uma chácara alugada, situada no bairro Cigana em Catanduvas de Fora. No ano de 2010 o Pároco da paróquia Imaculada Conceição de Carambeí, Padre Marcio Milek Marques, in memoria, motivou toda a paróquia a contribuírem em uma campanha de arrecadação para adquirir um terreno para a construção da sede própria.
Os moradores da cidade acreditavam na importância da manutenção da Rainha da Paz e de seu trabalho de acolhimento. Houve uma boa participação de toda a paróquia e de também pessoas de outras religiões no empenho a ajudar. No ano de 2012, após uma pesquisa de terrenos, o sonho da sede própria começou a ganhar forma próximo ao Late Clube de Carambeí, onde também deu início à construção.
Foi no dia 17 de dezembro de 2016, que esse sonho se consolidou. Depois de uma longa caminhada sobre pedras, a Rainha da Paz encontrou seu espaço. Alguns dias depois, em 30 de dezembro, foi celebrada a missa de inauguração da sede própria pelo bispo diocesano Dom Sérgio Arthur Braschi.

Mesmo diante das dificuldades durante o decorrer de sua história, muitas pessoas permaneceram fiéis ao trabalho da comunidade. A fé de todos fortaleceu o “sim” do casal como várias autoridades eclesiais e leigos. Desde seu início, a Rainha da Paz esteve ligada a Paróquia Imaculada Conceição de Carambeí, sendo obediente às autoridades eclesiais e sensível à ação do Espírito Santo que conduz a obra de acordo com a vontade de Deus manifestada na autoridade do casal Ocrair Rodrigues e Denise das Graças Dias Rodrigues.

